Contabilidade

O TÉCNICO EM CONTABILIDADE é o profissional que desempenha tarefas relativas à
contabilidade e auxilia a administração das entidades. Analisa a documentação contábil e
elabora o plano de contas. Organiza, controla e arquiva documentos relativos à atividade
contábil e prepara as conciliações contábeis. Registra as operações de débito e crédito da
empresa, ordenando os movimentos de partidas simples e dobradas. Prepara a
documentação, apura haveres, direitos e obrigações legais. Constitui e regulariza
empresas, examina e classifica documentos fiscais e parafiscais. Auxilia no atendimento à
fiscalização e precede a consultoria empresarial. Executa a contabilidade geral,
operacionaliza a contabilidade de custos, efetua contabilidade gerencial e realiza controle
patrimonial.


MERCADO DE TRABALHO

Trabalhar em escritórios de contabilidade, em departamentos de contabilidade de
empresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços, do terceiro setor e em
órgãos governamentais.


ATRIBUIÇÕES/ RESPONSABILIDADES

• Organizar e executar serviços de contabilidade em geral.

• Escriturar livros de contabilidade obrigatórios e necessários ao conjunto da
organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações.
• Participar de perícias judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços e de contas em
geral, verificação de haveres, revisão permanente ou periódica de escritas, regulações
judiciais ou extrajudiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos
Fiscais das necessidades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza
técnica conferidas por lei.


ÁREA DE ATIVIDADES

A – EXECUTAR A CONTABILIDADE GERAL

➢ Escriturar o livro de apuração do lucro real
➢ Apurar impostos.
➢ Atender a obrigações fiscais acessórias.
➢ Assessorar auditoria.

B – REALIZAR CONTROLE PATRIMONIAL

➢ Controlar a entrada de ativos imobilizados.
➢ Corrigir bens.
➢ Calcular juros sobre patrimônio em formação.
➢ Amortizar os gastos e custos incorridos.
➢ Proceder à equivalência patrimonial.
➢ Dar baixa ao ativo imobilizado.
➢ Apurar o resultado da alienação.
➢ Inventariar o patrimônio

C – EFETUAR CONTABILIDADE GERENCIAL

➢ Executar o planejamento tributário.
➢ Fornecer subsídios aos administradores da empresa.
➢ Elaborar o balanço social.
➢ Aplicar princípios e convenções contábeis.
➢ Estruturar das demonstrações financeiras.
➢ Projetar de orçamentos.
➢ Cálculo e análise dos índices de liquidez, endividamento, imobilizado e rotatividade
de estoque, contas a pagar e receber, análise vertical e horizontal.

D – ATENDER À FISCALIZAÇÃO

➢ Disponibilizar documentos e livros.
➢ Prestar esclarecimentos.
➢ Preparar relatórios.
➢ Providenciar defesa administrativa.

E – REGULARIZAR EMPRESA

➢ Efetuar balanço de abertura.
➢ Reorganizar a contabilidade.
➢ Atualizar a contabilidade.
➢ Refazer obrigações fiscais de natureza acessória.
➢ Recalcular tributos.
➢ Aprontar pedidos de parcelamento.
➢ Alterar os atos constitutivos.
➢ Extinguir empresas.

F – PROCEDER A CONSULTORIA EMPRESARIAL

➢ Conferir documentos.

➢ Examinar documentos fiscais e legislação.
➢ Analisar documentação societária.
➢ Diagnosticar os problemas da empresa
➢ Reestruturar plano de contas.
➢ Definir centro de resultados

G – DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

➢ Assessorar o desenvolvimento de “software” contábil.
➢ Delegar competência.
➢ Interpretar legislação.
➢ Dominar grandezas numéricas.
➢ Demonstrar postura profissional.
➢ Manter-se atualizado.
➢ Liderar equipes de trabalho.
➢ Transparecer objetividade.
➢ Demonstrar segurança.

➢ Aplicar a legislação relativa ao objeto da empresa.
➢ Supervisionar o trabalho.
➢ Distribuir tarefas.
➢ Resolver problemas administrativos.
➢ Acompanhar legislação trabalhista.
➢ Desenvolver raciocínio lógico.
➢ Demonstrar conhecimentos técnicos específicos.
➢ Buscar auto- desenvolvimento.
➢ Demonstrar capacidade de crítica.
➢ Demonstrar habilidade em cálculos.

H – PREPARAR DOCUMENTAÇÕES

➢ Preencher guias de recolhimento.
➢ Preencher declaração de contribuições e tributos federais.
➢ Preencher contrato social.
➢ Preencher formulários e requerimentos.
➢ Solicitar a verificação de empresas com o mesmo nome social.
➢ Preparar documentos para a obtenção de alvará de funcionamento.
➢ Preencher a declaração de IRPF.
➢ Solicitar certidões negativas junto a órgãos públicos.
➢ Preparar documentação para cisão, fusão e incorporação de empresas.
➢ Montar processos administrativos da empresa.
➢ Preencher declaração de IRPJ.
➢ Elaborar declaração de imposto de renda sobre pessoa física.

I – ELABORAR DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

➢ Verificar a consistência e comportamento das contas.
➢ Elaborar balancete de verificação.
➢ Elaborar relatórios gerenciais.
➢ Elaborar a demonstração de resultados do exercício.
➢ Elaborar demonstrações das mutações do patrimônio Líquido.
➢ Levantar dados para a elaboração da demonstração de origem e aplicação dos
recursos.
➢ Auxiliar na elaboração do balanço

➢ Elaborar fluxo de caixa.