Administração


O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que participa da gestão dos recursos
mercadológicos, humanos, financeiros, materiais e produtivos. Executa as rotinas
administrativas, controla materiais, acompanha níveis de eficiência e produtividade e presta
atendimento a clientes. Trabalha em equipe, otimiza recursos, propõe inovações e adota
postura ética na condução das relações e atividades.


MERCADO DE TRABALHO

Organizações públicas, privadas e do terceiro setor.


COMPETÊNCIAS PESSOAIS

❖ Demonstrar ética profissional.
❖ Demonstrar autonomia intelectual.
❖ Contribuir para o alcance de objetivos comuns.
❖ Demonstrar capacidade de análise e tomada de decisão.
❖ Evidenciar capacidade de lidar com situações novas e inusitadas.
❖ Demonstrar capacidade de adotar em tempo hábil a solução mais adequada entre
possíveis alternativas.
Ao concluir a Habilitação Profissional de TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO, o aluno deverá
ter construído as seguintes competências gerais:

MÓDULO I

• Atender os diversos públicos da organização.
• Prestar suporte às rotinas do Departamento Pessoal.

• Utilizar aplicativos informatizados nas rotinas administrativas.
• Auxiliar na utilização dos recursos e organizar as rotinas administrativas.
• Utilizar os princípios da Ética e responsabilidades técnicas do Administrador.
• Aplicar pesquisa mercadológica de acordo com os objetivos organizacionais.
• Utilizar os princípios da Administração no desenvolvimento das rotinas organizacionais.
• Assessorar nas diretrizes e no funcionamento da organização com base nas metas e
objetivos estabelecidos.
• Desenvolver textos técnicos, comerciais e administrativos aplicados à área de
Administração, de acordo com normas e convenções específicas.

MÓDULO II

• Calcular preços de produtos e serviços.
• Avaliar a viabilidade do negócio em diversos cenários.
• Prestar suporte à área de treinamento e desenvolvimento.
• Cumprir a legislação que regula as atividades empresariais.
• Organizar o processo de comercialização de produtos e serviços.
• Interpretar ações de inovação de produtos, serviços e processos.
• Identificar os tipos de sociedade empresarial e suas características.
• Utilizar diferentes modelos de negócio adequados ao segmento de atuação.
• Identificar a necessidade de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.
• Organizar informações contábeis para elaboração de demonstrativos e relatórios.
• Identificar as variáveis que compõem a formação de preços de produtos e serviços.

MÓDULO III

• Elaborar orçamentos.
• Organizar as atividades logísticas no âmbito organizacional.
• Elaborar planilhas de custos de fabricação, preço de venda e orçamentos.
• Elaborar, programar e consolidar projetos pautados no planejamento empresarial.
• Utilizar a tecnologia da informação e suas ferramentas para a realização e o
gerenciamento das atividades.
• Analisar e produzir textos da área profissional de atuação, em língua inglesa, de acordo
com normas e convenções específicas.

• Interpretar a legislação que regula as atividades de produção, prestação de serviços e
de comercialização de produtos e serviços.


ÁREA DE ATIVIDADES

A – COMUNICAR-SE NO CONTEXTO DA ÁREA PROFISSIONAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS

➢ Pesquisar vocabulário técnico da área e respectivos conceitos, em inglês.
➢ Correlacionar termos técnicos, científicos e tecnológicos em inglês às formas
equivalentes em língua portuguesa.
➢ Comunicar-se no contexto da área profissional, utilizando a terminologia técnica,
científica e tecnológica da área, em língua estrangeira moderna – inglês.

B – UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO EMPRESARIAL

➢ Organizar comércio eletrônico.
➢ Utilizar sistema de informações gerenciais.
➢ Utilizar equipamentos e softwares nos processos de gerenciamento organizacional.
➢ Utilizar correio eletrônico para comunicação com clientes internos e externos,
fornecedores e demais parceiros.

C – EXECUTAR ROTINA FINANCEIRA

➢ Destinar recursos orçamentários.
➢ Assessorar a gestão empresarial.
➢ Acompanhar execução orçamentária.
➢ Controlar fluxo de documentos fiscais.
➢ Cumprir diretrizes financeiras e econômicas.
➢ Fornecer informações financeiras para auditorias.
➢ Analisar e emitir relatórios econômicos e financeiros.

D – DESENVOLVER ATIVIDADES LOGÍSTICAS

➢ Requisitar materiais.
➢ Inventariar estoques.
➢ Levantar a necessidade de material.

➢ Auxiliar no desenvolvimento de fornecedores.
➢ Assessorar os processos de logística reversa.
➢ Atuar nos processos de importação e exportação.
➢ Receber, armazenar e movimentar produtos e materiais.
➢ Providenciar devolução de material fora de especificação.
➢ Acompanhar os fluxos de materiais, de informações e recursos financeiros.

E – ATUAR NA ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS

➢ Apurar recursos disponíveis.
➢ Auxiliar na definição de leiaute do processo produtivo.
➢ Analisar e monitorar a capacidade e o fluxo de produção.
➢ Propor melhorias no processo de produção e na gestão de materiais.
➢ Participar da definição de estratégias voltadas ao processo de produção.
➢ Propor melhorias na implementação de procedimentos de garantia da qualidade

F – EXECUTAR ROTINAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

➢ Conferir documentos.
➢ Protocolar documentos.
➢ Conferir processos licitatórios.
➢ Participar de comissões de licitação.
➢ Fornecer informações para auditorias.
➢ Acompanhar validade de documentos legais.
➢ Participar da elaboração e da divulgação de editais de licitação.