Estágio

QUERO ESTAGIAR, COMO FAÇO?

O mural de ofertas de estágios, empregos e aprendiz é atualizado todos os dias.
Temos um grupo de Vagas de Emprego, Aprendiz e Estágio no WhatsApp (para saber como fazer parte, fale com seu representante de sala ou coordenador) e lá também divulgamos as vagas.
É importante verificar com a secretaria se o seu e-mail cadastrado está atualizado, pois em alguns casos também comunicamos as vagas disponíveis por e-mail.
Se você é veterano, saiba que o e-mail é nosso principal canal para manter contato com ex-alunos e enviar vagas de emprego, então fique atento! Mantenha seus dados atualizados.

VOU ESTAGIAR NUMA EMPRESA, O QUE DEVO FAZER?

O passo a passo é:
1º) Antes de começar o estágio, o aluno deve providenciar os seguintes documentos:
– TCE (Termo de compromisso de Estágio) preenchido e assinado por ele e pelo concedente de estágio em 3 vias,
– Uma via do Relatório Inicial de estágio, preenchido de acordo com as orientações do seu futuro supervisor de estágio no local onde irá estagiar e com a assinatura e carimbo do orientador de estágio do seu curso na Etec Philadelpho Gouvêa Netto (constante no link – Orientadores de Estágio).
– A empresa provavelmente solicitará que você entregue uma declaração de que é aluno regularmente matriculado, este documento você solicita pelo NSA e retira na Secretaria em 2 dias úteis.
2º) O aluno entrega os documentos solicitados  ao Profº Jorge Rosa de Oliveira Filho (Assessor Tec. Administrativo), para que o contrato seja analisado e assinado pelo diretor (só assinamos o contrato de estágio se o aluno trouxer o relatório inicial assinado e carimbado pelo orientador e o TCE preenchido corretamente, assinado e carimbado pela empresa e pelo aluno).
3º) Quando o contrato estiver assinado pelo diretor Marcelo Romano Caceres(aproximadamente 3 dias após a entrega para assinatura), ele volta para o Prof° Jorge e o aluno deve retirar com ele. Uma via já ficará retida na Etec e irá para o prontuário do aluno, as demais vias o aluno deve entregar na empresa e/ou intermediário de estágio e uma via fica com o aluno.
4º) Semestralmente o aluno deve preencher o relatório parcial de estágio e a empresa a avaliação parcial do estagiário(a), estes documentos devem ser assinados e carimbados e entregues para Prof° Jorge.
5º) Ao fim do estágio (independente de quantos meses durou) o aluno deve entregar ao orientador o relatório final de estágio e a empresa a avaliação final (observação: caso seu estágio dure seis meses ou menos, você não precisa fazer o relatório parcial e nem a empresa a avaliação parcial, ambos podem providenciar apenas o relatório e avaliação final de estágio).

OUTRAS INFORMAÇÕES PARA ALUNOS E CONCEDENTES DE ESTÁGIOS:

1) A qualquer momento e pelo menos uma vez ao ano, a Etec Philadelpho Gouvêa Netto vistoria a unidade onde o aluno desenvolve suas atividades de estágio.
2) Não assinamos contratos com menos de 30 minutos para descanso (conforme questão 41 da cartilha disponível para download sobre a lei do Estágio – Lei 11.788 de 25 de setembro de 2008).
3) O número da Apólice de Seguro no contrato é imprescindível.
4) Ao usar outro TCE, diferente do disponível aqui para download, atente para que não falte nenhuma das informações solicitadas, principalmente: plano de estágio, dados para contato (e-mail e telefone) do supervisor de estágio na empresa.

DÚVIDAS FREQUENTES:

1.Eu não quero mais fazer o estágio, como devo proceder?
Primeiro converse com o seu supervisor de estágio na empresa. Após, preencha o RTCE em 3 vias e traga assinado por você e pela empresa (não esqueça do carimbo da empresa) para seu orientador ou para o Prof° Jorge.
2.A empresa não quer que eu continue como estagiário, o que faço?
Tanto você como a empresa tem o direito de rescindir o contrato de estágio a qualquer momento. Caso a empresa solicite isso, siga o mesmo procedimento explicado acima, preencha o RTCE em 3 vias e traga assinado por você e pela empresa (não esqueça do carimbo da empresa) para o Prof° Jorge.
3.Se eu faltar na aula eu perco meu estágio?
Qualquer situação irregular do aluno na unidade como faltas acima do limite permitido, evasão, não comparecimento às aulas por longo período, etc. É passível de solicitação de RTCE por parte da Etec.

DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD:

CLIQUE PARA BAIXAR


Atenciosamente

Jorge R. de Oliveira Filho

Assessor Técnico Administrativo

Etec Philadelpho Gouvêa Netto – Centro Paula Souza
________________________________________________________________________________

+55 17 3233-9266

Ramal – 214

e098ata@cps.sp.gov.br