Recursos Humanos


O TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS é o profissional que executa rotinas
administrativas de pessoal com base na Legislação Trabalhista e Previdenciária. Auxilia
no controle e avaliação de subsistemas de gerenciamento e contribui para a
implementação das estratégias organizacionais. Administra pessoal, promove ações de
treinamento, identifica e sugere plano de benefícios. Descreve e classifica postos de
trabalho, aplica questionários e processa informações acerca dos trabalhadores. Atua nos
processos de recrutamento, seleção e integração, assessora as relações de trabalho e
sistemas de avaliação de desempenho. Presta serviços de comunicação oral e escrita,
liderança, motivação, formação de equipes e desenvolvimento de pessoal com empenho
no crescimento simultâneo, individual e do grupo de forma ética. Realiza ações
empreendedoras e em processos de orientação sobre a importância da segurança no
trabalho e da saúde ocupacional.


MERCADO DE TRABALHO

Organizações públicas, privadas, mistas, e do terceiro setor ou como autônomos e
consultores.
Ao concluir os MÓDULOS I, II e III, o TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS deverá ter
construído as seguintes competências gerais:
• interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, tático e do plano diretor
aplicáveis à gestão de Recursos Humanos;
• interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando os nos sistemas e subsistemas de gestão de Recursos Humanos;
• utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os
procedimentos dos sistemas e subsistemas na gestão de Recursos Humanos;
• operacionalizar as informações por meio de sistemas informatizados;

• comunicar-se utilizando a terminologia técnica da área de gestão de Recursos
Humanos;
• acompanhar os procedimentos de desempenho individual e coletivo, bem como o
controle de agregação de valores relacionados ao ciclo de gestão de pessoal;
• coordenar a rotina administrativa no que tange à gestão de Recursos Humanos e seus
processos;
• comunicar-se nos diversos contextos profissionais em língua portuguesa, espanhola e
inglesa, utilizando terminologia própria;
• investir no próprio desenvolvimento, mantendo-se permanentemente atualizado, com
plena capacidade de adaptações às mudanças;
• organizar e manter arquivo de documentos e prontuários funcionais, procedendo à
classificação, etiquetagem e guarda, facilitando consultas e promovendo a
conservação;
• desenvolver técnicas de atendimento a candidatos a vagas de emprego;
• aplicar técnicas para fluxo de trabalho em departamento de pessoal: atendimento ao
público, cumprimento das determinações legais, cálculo de folha de pagamento,
expedição de documentos, registro de informações, arquivos de prontuários e de
documentos;
• analisar a importância e formas de organizar manuais de integração/ socialização e
Código de Ética;
• avaliar a importância dos documentos, prontuários e informações, operacionalizando
todo seu trâmite, desde sua chegada/ emissão até sua incorporação no arquivo
permanente;
• demonstrar iniciativa, criatividade e determinação política e administrativa, vontade de
aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas
do seu exercício profissional;
• interpretar e aplicar a legislação que regula as atividades da área de Recursos
Humanos, tais como as normas de higiene e segurança;
• identificar oportunidades, tendências e perspectivas das organizações, modelos e
relações de trabalho para criação de novos métodos de trabalho.


ÁREA DE ATIVIDADES

A – ORIENTAR PRÁTICAS DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS

➢ Identificar desempenho socioprofissional.
➢ Aplicar traquejo social.
➢ Atuar na manutenção da construção da imagem organizacional.
➢ Expressar-se com comportamento adequado para o convívio social.

B – PROMOVER AÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA E ASSISTÊNCIA AOS EMPREGADOS

➢ Organizar comércio eletrônico.

➢ Avaliar manuais de integração institucional.
➢ Desenvolver programas de assistência e qualidade de vida aos empregados e
colaboradores.
➢ Mediar conflitos interpessoais no ambiente de trabalho.
➢ Promover reintegração e adaptação do empregado.
➢ Articular reinserção do profissional no mercado de trabalho – outplacement.
➢ Apoiar setores de medicina e segurança do trabalho.
➢ Participar no desenvolvimento dos programas de qualidade.

C – PARTICIPAR DA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SST)

➢ aplicar a legislação e sua interferência na política da Saúde e Segurança do Trabalho.
➢ Identificar as condições ambientais de trabalho.
➢ Identificar o impacto econômico da implantação de política da Saúde e Segurança do
Trabalho.
➢ Conscientizar da necessidade e aplicabilidade de uma política de Saúde e Segurança
do Trabalho.
➢ Participar de reforma e elaboração de normas regulamentadoras.
➢ Fornecer dados para o planejamento da política de Saúde e Segurança do Trabalho.
➢ Orientar ações de Saúde e Segurança do Trabalho, respeitando as normas
regulamentadoras da segurança do trabalho, visando garantir um ambiente de
trabalho saudável e seguro.

D – INTERPRETAR TEXTOS E DOCUMENTOS NA LÍNGUA ESPANHOLA

➢ Utilizar língua espanhola, em nível básico, na comunicação profissional.
➢ Utilizar expressões simples em apresentações, ligações telefônicas e em informações
relativas à área de pessoal em língua espanhola.
➢ Elaborar textos simples em língua espanhola.

E – IDENTIFICAR PLANO DE BENEFÍCIOS ESPONTÂNEOS

➢ Pesquisar políticas de benefícios oferecidas no mercado.
➢ Elaborar estratégias de plano de benefícios.
➢ Orientar empregados sobre benefícios.
➢ Pesquisar grau de satisfação dos funcionários com benefícios.

F – UTILIZAR SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

➢ Utilizar parâmetros e instrumentos de avaliação de desempenho dos empregados e
colaboradores.
➢ Assessorar gestores em avaliação de desempenho.
➢ Aplicar instrumentos de avaliação de desempenho.
➢ Propor ações corretivas resultantes da avaliação.

G – UTILIZAR INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL

➢ Redigir roteiro de entrevista de desligamento.
➢ Apurar indicadores de turnover.
➢ Apurar indicadores de absenteísmo.
➢ Realizar feedbacks.

H – PESQUISAR TENDÊNCIAS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

➢ Identificar lógicas de relacionamento capital-trabalho.
➢ Pesquisar as atividades de integração de recursos humanos em processos de fusão e
aquisição.
➢ Pesquisar tendências no mercado para a área de Recursos Humanos e sua
aplicabilidade.

I – DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

➢ Apresentar soluções.
➢ Agir com tolerância.

➢ Buscar aprimoramento profissional.
➢ Demonstrar facilidade de comunicação verbal e escrita.
➢ Agir com ética profissional.
➢ Tomar iniciativa.
➢ Atuar com flexibilidade.
➢ Evidenciar comprometimento.
➢ Agir com eficiência e eficácia.