O TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES é o profissional que desenvolve e executa projetos de
edificações conforme normas técnicas de segurança, de acordo com legislação
específica, conforme limites regulamentares e normativa ambiental. Planeja a execução,
elabora orçamento e memorial descritivo de obras. Supervisiona a execução de diferentes
etapas do processo construtivo. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento
de projetos, pesquisas e controle tecnológico de materiais na área da Construção Civil.
Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de
instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e
utilização de produtos e equipamentos especializados
Empresas públicas, privadas e do terceiro setor na área de Construção Civil e
interfaces; escritórios de projetos e de construção civil; canteiros de obras.
❖ Demonstrar ética profissional.
Ao concluir os MÓDULOS I, II e III, o TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES deverá ter construído
as seguintes competências gerais:
• aplicar normas, métodos, técnicas e procedimentos estabelecidos visando à qualidade
e produtividade dos processos construtivos e de segurança dos trabalhadores;
• analisar interfaces das plantas e especificações de um projeto, integrando-as de forma
sistêmica, detectando inconsistências, superposições e incompatibilidades de
execução;
• propor alternativas de uso de materiais, de técnicas e de fluxos de circulação de
materiais, pessoas e equipamentos, tanto em escritórios quanto em canteiros de
obras, visando à melhoria contínua dos processos de construção;
• elaborar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações prediais, com respectivos
detalhamentos, cálculos e desenho para edificações;
• elaborar representação gráfica de projetos;
• supervisionar a execução de projetos, coordenando equipes de trabalho;
• elaborar cronogramas e orçamentos, orientando, acompanhando e controlando as
etapas da construção;
• controlar a qualidade dos materiais de construção civil, de acordo com as normas
técnicas;
• coordenar o manuseio, o preparo e o armazenamento dos materiais e equipamentos
de construção civil;
• executar e auxiliar trabalhos de levantamentos topográficos, locações e demarcações
de terrenos;
• acompanhar a execução de sondagens e realizar suas medições;
• realizar ensaios tecnológicos de laboratório e de campo.
➢ Interpretar projetos.
➢ Coletar dados do local e do cliente.
➢ Elaborar projetos seguindo normas e especificações técnicas.
➢ Elaborar desenho topográfico.
➢ Conferir cotas e medidas.
➢ Locar obras utilizando equipamentos diversos.
➢ Desenvolver planilhas de cálculo.
➢ Conferir projetos.
➢ Selecionar documentos para legalização da obra.
➢ Encaminhar projetos para aprovação junto aos órgãos competentes.
➢ Controlar prazo de documentação.
➢ Corrigir as não conformidades.
➢ Requerer aprovação de vistoria nos órgãos competentes.
➢ Organizar arquivo técnico.
➢ Participar da definição de métodos e técnicas construtivas.
➢ Listar máquinas, equipamentos e ferramentas.
➢ Elaborar cronograma de suprimentos.
➢ Dimensionar equipe de trabalho.
➢ Racionalizar canteiro de obras.
➢ Acompanhar os resultados dos serviços.
➢ Interpretar projetos e especificações técnicas.
➢ Levantar quantitativos de projetos de edificações.
➢ Cotar preços de insumos e serviços.
➢ Fazer composição de custos diretos e indiretos.
➢ Elaborar planilha de quantidade e de custos.
➢ Comparar custos.
➢ Elaborar cronograma físico-financeiro.
➢ Elaborar cronograma de compras.
➢ Consultar estoque.
➢ Selecionar fornecedores.
➢ Negociar preços, prazos de entrega e condições de pagamento de produtos e
serviços.
➢ Fazer cotação de preços.
➢ Elaborar estudo comparativo de custos.
➢ Inspecionar a qualidade dos materiais e serviços.
➢ Controlar o estoque e o armazenamento de materiais.
➢ Racionalizar o uso dos materiais.
➢ Cumprir cronograma preestabelecido.
➢ Conferir execução e qualidade dos serviços.
➢ Coordenar equipes de trabalho.
➢ Fiscalizar obras.
➢ Fazer diário de obras.
➢ Padronizar procedimentos.
➢ Realizar medições.
➢ Realizar apropriação de máquinas, equipamentos e mão-de-obra.
➢ Zelar pela organização, segurança e limpeza da obra.
➢ Identificar e solucionar problemas de execução.
➢ Coordenar equipe de coleta de amostras e ensaios.
➢ Coletar amostras.
➢ Executar ensaios.
➢ Operar equipamentos de laboratório.
➢ Especificar os materiais utilizados nos ensaios.
➢ Analisar relatórios técnicos.
➢ Elaborar relatórios técnicos.
➢ Fazer pesquisa de mercado.
➢ Divulgar o produto.
➢ Demonstrar viabilidade do produto ao cliente.
➢ Adequar o produto às necessidades do mercado e do cliente.
➢ Elaborar propostas comerciais.
➢ Prestar assistência técnica.
➢ Demonstrar capacidade em negócios.
➢ Avaliar produção e produtividade.
➢ Definir objetivos do treinamento.
➢ Programar atividades teóricas e práticas.
➢ Supervisionar as aulas práticas.
➢ Conscientizar o aprendiz quanto ao uso racional de materiais, equipamentos e do
tempo.
➢ Fazer visita técnica.
➢ Orçar o serviço.
➢ Supervisionar a execução.