Conforme todos os anos o período da Páscoa, é o momento que mais se consome chocolate em um curto período de tempo, pois, difícil é a pessoa que consegue passar o período da Semana Santa […]
Conforme todos os anos o período da Páscoa, é o momento que mais se consome chocolate em um curto período de tempo, pois, difícil é a pessoa que consegue passar o período da Semana Santa sem ao menos saborear um ovo de Páscoa, mas pode preparar o bolso e sentir o gostinho meio amargo nos preços. É que, além do aumento da produção de chocolates (informações dadas da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab)) a indústria neste setor aumentou em até 10% os preços dos ovos para este ano. O aumento está agregado em função de que este ano o consumidor deverá encontrar aproximadamente 130 modelos diferentes de ovos de chocolate de tamanho médio, entre 135 e 500 gramas e houve um aumento nos custos de produção em função da pandemia da Covid.
Em Potirendaba e região o aumento poderá chegar mais de 80%, como é o caso dos ovos de chocolate sabor Alpino de 337g, da empresa Nestlé, encontrado por R$82,20 num estabelecimento e, em outro, por R$ 152,89, ou seja, 86% de diferença de preço. Outras marcas também tiveram a relevância da sua variação de preços, como por exemplo:
A informação é da Pesquisa de Preços de Ovos de Páscoa em Potirendaba, Nova Aliança, Ibirá, Cedral, Bady Bassitt e Uchoa que foi desenvolvida pelos alunos do curso Técnico Administração do Philadelpho de Potirendaba, sob coordenação do Prof. Celso de Carvalho, nos dias 10 e 11 de abril de 2022, nos principais supermercados das cidades.
O coordenador da Pesquisa de Preços de Ovos de Páscoa, orienta ao consumidor para redobrar a atenção antes de comprar. “É preciso comparar os preços, mas também a procedência e qualidade dos produtos e não esquecer de avaliar as formas de pagamentos oferecidas pelos estabelecimentos”, explicou.
Outra dica fundamental é conferir a validade, peso líquido e composição, entre outros, presentes no rótulo da mercadoria. Ovos de Páscoa que incluam brindes e brinquedos devem conter na embalagem, o selo do Inmetro e a indicação da faixa etária para a qual o ítem se destina.
“Este trabalho é fruto do envolvimento, do comprometimento e dedicação dos professores e alunos do curso de Técnico Administração do Philadelpho de Potirendaba”, informou o Prof. Celso (Coordenador do Curso Técnico em Administração).