O TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES é o profissional que desenvolve e executa projetos de
edificações conforme normas técnicas de segurança, de acordo com legislação específica,
conforme limites regulamentares e normativos ambientais. Planeja a execução, elabora
orçamento e memorial descritivo de obras. Supervisiona a execução de diferentes etapas
do processo construtivo. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de
projetos, pesquisas e controle tecnológico de materiais na área da Construção Civil. Orienta
e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em
edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e
equipamentos especializados.
❖ Empresas públicas, privadas e do terceiro setor na área de Construção Civil e
interfaces.
❖ Escritórios de projetos e de construção civil.
❖ Canteiros de Obras.
Ao concluir o curso, o TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
deverá ter construído as seguintes competências gerais que seguem.
• Elaborar, interpretar, desenvolver projetos e respectivos detalhamentos, utilizando
ferramentas diversas.
• Selecionar documentação específica para processos e legalização de projetos.
• Elaborar orçamentos de materiais, equipamentos e mão-de-obra, com cotação de
preços de insumos e serviços.
• Elaborar planilha de quantidade e de custos.
• Fazer composição de custos diretos e indiretos.
• Elaborar e supervisionar o cumprimento do cronograma físico-financeiro.
• Negociar preços, prazos de entrega e condições de pagamentos de produtos e serviços.
• Selecionar documentação específica, junto aos fornecedores, consultores e prestadores
de serviço para processos de compras de material e contratação de mão-de-obra.
• Executar, fiscalizar, orientar, coordenar diretamente serviços de construção, instalações
e manutenção.
• Dimensionar e conduzir equipes de trabalho.
• Elaborar relatórios técnicos e diários de obras.
• Realizar medições e vistorias.
• Controlar o estoque e o armazenamento de materiais.
• Executar ensaios tecnológicos.
• Controlar a qualidade de materiais e sistemas construtivos.
• Elaborar e cumprir cronograma de suprimentos e de compras.
Deve ser capaz também, por ser concluinte do Ensino Médio, de:
1. Dominar Linguagens – dominar basicamente a norma culta da língua portuguesa e
saber usar as diferentes linguagens para se expressar e se comunicar;
2. Compreender Fenômenos – construir e aplicar conceitos das diferentes áreas do
conhecimento de modo a investigar e compreender a realidade;
3. Resolução de Problemas – selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e
informações, trabalhando-os contextualizadamente para enfrentar situações-problema e
tomar decisões;
4. Construir Argumentos – organizar informações e conhecimentos disponíveis de forma
a argumentar consistentemente;
5. Elaborar Propostas – recorrer a conhecimentos desenvolvidos para elaborar propostas
de intervenção solidária na realidade.
Ao término das três séries o concluinte da Habilitação Profissional de TÉCNICO EM
EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO será capaz de:
1. expressar-se com autonomia, clareza, precisão e adequadamente conforme o contexto
em que se dá a comunicação;
2. planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos;
3. compreender e avaliar o papel histórico dos diferentes atores sociais;
4. propor ações de intervenção solidária na realidade.
➢ Interpretar projetos.
➢ Coletar dados do local e do cliente.
➢ Elaborar projetos seguindo normas e especificaç
➢ Elaborar desenho topográfico.
➢ Conferir cotas e medidas.
➢ Locar obras utilizando equipamentos diversos.
➢ Desenvolver planilhas de cálculo.
➢ Conferir projetos.
➢ Selecionar documentos para legalização da obra.
➢ Encaminhar projetos para aprovação junto aos órgãos competentes.
➢ Controlar prazo de documentação.
➢ Corrigir as não conformidades.
➢ Requerer aprovação de vistoria nos órgãos competentes.
➢ Organizar arquivo técnico.
➢ Participar da definição de métodos e técnicas construtivas.
➢ Listar máquinas, equipamentos e ferramentas.
➢ Elaborar cronograma de suprimentos.
➢ Dimensionar equipe de trabalho.
➢ Racionalizar canteiro de obras.
➢ Acompanhar os resultados dos serviços.
➢ Interpretar projetos e especificações técnicas.
➢ Levantar quantitativos de projetos de edificações.
➢ Cotar preços de insumos e serviços.
➢ Fazer composição de custos diretos e indiretos.
➢ Elaborar planilha de quantidade e de custos.
➢ Comparar custos.
➢ Elaborar cronograma físico-financeiro.
➢ Elaborar cronograma de compras.
➢ Consultar estoque.
➢ Selecionar fornecedores.
➢ Negociar preços, prazos de entrega e condições de pagamento de produtos e serviços.
➢ Fazer cotação de preços.
➢ Elaborar estudo comparativo de custos.
➢ Inspecionar a qualidade dos materiais e serviços.
➢ Controlar o estoque e o armazenamento de materiais.
➢ Racionalizar o uso dos materiais.
➢ Cumprir cronograma preestabelecido.
➢ Conferir execução e qualidade dos serviços.
➢ Coordenar equipes de trabalho.
➢ Fiscalizar obras.
➢ Fazer diário de obras.
➢ Padronizar procedimentos.
➢ Realizar medições.
➢ Realizar apropriação de máquinas, equipamentos e mão-de-obra.
➢ Zelar pela organização, segurança e limpeza da obra.
➢ Identificar e solucionar problemas de execução.
➢ Coordenar equipe de coleta de amostras e ensaios.
➢ Coletar amostras.
➢ Executar ensaios.
➢ Operar equipamentos de laboratório.
➢ Especificar os materiais utilizados nos ensaios.
➢ Analisar relatórios técnicos.
➢ Elaborar relatórios técnicos.
➢ Fazer pesquisa de mercado.
➢ Divulgar o produto.
➢ Demonstrar viabilidade do produto ao cliente.
➢ Adequar o produto às necessidades do mercado e do cliente.
➢ Elaborar propostas comerciais.
➢ Prestar assistência técnica.
➢ Demonstrar capacidade em negócios.
➢ Avaliar produção e produtividade.
➢ Fazer pesquisa de mercado.
➢ Divulgar o produto.
➢ Definir objetivos do treinamento.
➢ Programar atividades teóricas e práticas.
➢ Supervisionar as aulas práticas.
➢ Conscientizar o aprendiz quanto ao uso racional de materiais, equipamentos e do
tempo.
➢ Fazer visita técnica.
➢ Orçar o serviço.
➢ Supervisionar a execução.
Matriz Curricular – Sem Espanhol
Matriz Curricular – Com Espanhol