O currículo do ENSINO MÉDIO COM ITINERÁRIO FORMATIVO – CIÊNCIAS EXATAS E
ENGENHARIAS foi organizado dando atendimento ao que determinam as legislações: Lei
Federal 9394, de 20-12-1996; Lei 13415, de 16-2-2017; Resolução CNE/CEB 4, de 13-7-
2010; Resolução SE 78, de 7-11-2008; Decreto Federal 5154, de 23-7-2004; Decreto 8.268,
de 18-6-2014; Parecer CNE/CEB 5, de 4-5-2011, assim como as competências
identificadas pelo Ceeteps, com a participação da comunidade escolar.
As funções e as competências referentes aos componentes curriculares da Base Nacional
Comum Curricular e Itinerário Formativo são direcionadas para:
• O desenvolvimento do aluno em seus aspectos físico, intelectual, emocional e moral.
• A formação da sua identidade pessoal e social.
• A sua inclusão como cidadão participativo nas comunidades onde atuará.
• A incorporação dos bens do patrimônio cultural da humanidade em seu acervo cultural
pessoal.
• A fruição das artes, da literatura, da ciência e das tecnologias.
• O preparo para escolher uma profissão e atuar de maneira produtiva e solidária junto
à sociedade.
O currículo da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio com Itinerário Formativo
Ciências Exatas e Engenharias foi organizado visando ao desenvolvimento de
competências e de habilidades de cada componente (disciplina) curricular dentro de suas
áreas de conhecimento.
Os conhecimentos de cada uma das áreas em seus componentes curriculares deverão
priorizar o desenvolvimento das competências e das habilidades, bem como valores e
atitudes pertinentes à formação cidadã e profissional.
Para tanto, foram selecionados temas abrangentes que dialogam com várias estratégias de
organização curricular, acrescidos de orientações e observações com a finalidade de possibilitar
aos educadores uma abordagem interdisciplinar e significativa das áreas de conhecimento.