O Técnico em ADMINISTRAÇÃO é o profissional que participa da gestão dos recursos
mercadológicos, humanos, financeiros, materiais e produtivos. Executa as rotinas
administrativas, controla materiais, acompanha níveis de eficiência e produtividade, presta
atendimento a clientes e elabora fluxo de caixa. Trabalha em equipe, otimiza recursos,
propõe inovações e adota postura ética na condução das relações e atividades.
Perfil Empreendedor
O Técnico em ADMINISTRAÇÃO é o profissional que apresenta um perfil empreendedor
de caráter externo, direcionado para estruturação de novos negócios, bem como a
organização e melhoria de processos internos e prospecção de nossos produtos, serviços
ou processos gerenciais. Contribui para o desenvolvimento e avaliação das rotinas
administrativas de forma a obter o melhor resultado das operações. Sugere melhoria nos
processos e procedimentos operacionais, atuando de maneira colaborativa com objetivo de
otimizar o uso dos recursos disponíveis.
Organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
Ao concluir o ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM
ADMINISTRAÇÃO, o aluno deverá ter construído as seguintes competências gerais:
• Analisar rotinas e procedimentos administrativos.
• Analisar técnicas de atendimento ao cliente interno e externo.
• Desenvolver proposta comercial de acordo com as demandas da organização.
• Distinguir tipos de empresas constituídas no Brasil, em níveis público e privado.
• Analisar os tributos específicos correlacionados ao modelo de negócio da empresa.
• Contextualizar os princípios da Administração e sua aplicabilidade nas organizações.
• Correlacionar os conceitos de Marketing ao planejamento estratégico da organização.
• Lançar vencimentos e descontos salariais.
• Interpretar a legislação trabalhista e previdenciária.
• Analisar os registros contábeis no controle patrimonial.
• Identificar os elementos e interpretar a estrutura do plano de contas.
• Analisar os processos de atração de pessoal e admissão de funcionários.
• Analisar sistemas operacionais e programas de aplicação necessários à realização de
atividades na área profissional.
• Selecionar plataformas para publicação de conteúdo na internet e gerenciamento de
dados e informações.
• Correlacionar os conceitos e princípios da contabilidade de custos e suas aplicações
nos processos de produção e venda de bens e serviços.
Utilizar recursos de sistemas embarcados.
• Planejar o comércio eletrônico.
• Elaborar planejamento financeiro.
• Analisar os sistemas da administração de produção.
• Aplicar normas regulamentadoras da segurança do trabalho.
• Analisar as políticas e práticas de gerenciamento de pessoas.
• Analisar princípios relacionados ao exercício da Gestão Pública.
• Interpretar demonstrações financeiras para tomada de decisões.
• Identificar sistemas informatizados para o gerenciamento dos negócios.
• Interpretar modelos de qualidade aplicados à administração da produção.
• Interpretar processos envolvidos nas operações de importação e exportação.
• Distinguir os serviços públicos e atribuições previstas na Constituição Federal.
• Analisar o contexto socioeconômico e político tendo em vista a prática empreendedora.
• Planejar os processos de suprimento, armazenamento, movimentação e distribuição de
materiais.
• Correlacionar os pontos essenciais de uma política econômica e sua aplicação no
planejamento.
• Contextualizar a aplicação das ações éticas aos campos do direito constitucional e
legislação ambiental.
➢ Elaborar textos simples em língua inglesa.
➢ Utilizar língua estrangeira, nível básico, na comunicação profissional.
➢ Utilizar expressões simples em apresentações, ligações telefônicas e em informações
relativas à área Administrativa.
➢ Conferir processos licitatórios.
➢ Destinar recursos orçamentários.
➢ Acompanhar execução orçamentária.
➢ Controlar fluxo de documentos fiscais.
➢ Cumprir diretrizes financeiras e econômicas.
➢ Fornecer informações financeiras para auditorias.
➢ Acompanhar a elaboração de demonstrações financeiras.
➢ Analisar o comportamento econômico e financeiro do mercado.
➢ Requisitar materiais.
➢ Inventariar estoques.
➢ Levantar a necessidade de material.
➢ Assessorar os processos de logística reversa.
➢ Controlar expedição e recebimento de malotes.
➢ Atuar nos processos de importação e exportação.
➢ Receber, armazenar e movimentar produtos e materiais.
➢ Providenciar devolução de material fora de especificação.
➢ Controlar documentação de serviços terceirizados ao longo do contrato.
➢ Acompanhar os fluxos logísticos de materiais, de informações e recursos financeiros
➢ Apurar recursos disponíveis.
➢ Prestar suporte à equipe de vendas.
➢ Cotar preços de produtos e serviços.
➢ Auxiliar no desenvolvimento de fornecedores.
➢ Auxiliar na definição de leiaute do processo produtivo.
➢ Analisar e monitorar a capacidade e o fluxo de produção.
➢ Propor melhorias no processo de produção e na gestão de materiais.
➢ Participar da definição de estratégias voltadas ao processo de produção.
➢ Dar suporte para a compra de produtos, mercadorias e contratação de serviços.
➢ Propor melhorias na implementação de procedimentos de garantia da qualidade.
➢ Organizar processos de recrutamento e seleção.
➢ Executar rotinas de admissão e demissão de pessoal.
➢ Participar de ações da área de saúde e segurança no trabalho.
➢ Auxiliar os processos de pesquisa para definição da política salarial.
➢ Controlar recepção e distribuição de benefícios sociais dos colaboradores.
➢ Demonstrar os resultados do projeto.
➢ Registrar informações e dados relativos a projetos.
➢ Pesquisar dados para dar suporte à tomada de decisão.
➢ Acompanhar e mensurar resultados da execução de projetos.
➢ Identificar situações-problema no ambiente onde está inserido.
➢ Executar atividades básicas pertinentes a elaboração de projetos.
➢ Utilizar a tecnologia da informação na execução das diferentes atividades.
➢ Demonstrar a aplicabilidade dos resultados das pesquisas na tomada de decisão.
➢ Conferir documentos.
➢ Protocolar documentos.
➢ Participar de comissões de licitação.
➢ Fornecer informações para auditorias.
➢ Acompanhar validade de documentos legais.
➢ Participar da elaboração e da divulgação de editais de licitação.
➢ Emitir balancetes.
➢ Assessorar a gestão empresarial.
➢ Solicitar certidões negativas junto a órgãos públicos.
➢ Emitir relatórios gerenciais, econômicos e financeiros.
➢ Orientar as áreas da empresa sobre custos operacionais.
➢ Auxiliar nos procedimentos de apuração de custos e rateio.
➢ Requisitar materiais.
➢ Inventariar estoques.
➢ Planejar a abertura da empresa.
➢ Aplicar métodos de geração de novas ideias.
➢ Colaborar na elaboração de planos de negócio.
➢ Selecionar opções de financiamento de projetos.
➢ Organizar informações para avaliar viabilidade de negócios.
➢ Acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos.
➢ Aplicar a Legislação no processo de formalização do negócio.
➢ Realizar levantamento de etapas para formalização de negócios.
➢ Prestar suporte à equipe de vendas.
➢ Realizar a prospecção de novos clientes.
➢ Prestar informações sobre produtos e serviços.
➢ Elaborar proposta comercial, orçamentos e cotações.
➢ Atuar nos processos de vendas dos produtos e serviços.
➢ Auxiliar na elaboração e aplicação de pesquisas de mercado.
➢ Identificar as características de comunicação em massa.
➢ Auxiliar na definição de formas de comunicação institucional.
➢ Utilizar o Marketing para promover a imagem corporativa sustentável.
➢ Participar da implementação do plano de comunicação mercadológica.
Matriz Curricular – Sem Espanhol
Matriz Curricular – Com Espanhol